O CINEMA E A TRADIÇÃO DAS HISTÓRIAS DE NATAL

O CINEMA E A TRADIÇÃO DAS HISTÓRIAS DE NATAL

ter, 15/12/2020 - 18:07
0 comments
CInema Natal

Natal é sem dúvida – para alguns – uma das datas mais importantes e, por que não dizer, mais emocionantes do ano. Esse momento é considerado o de “união” entre as famílias e os amigos. Com isso, existem muitas histórias no cinema trazem o natal como pano de fundo.

Algumas dessas histórias mesmo que fictícias, fazem da data ainda mais emocionante. Abaixo citarei alguns filmes com temáticas natalinas que marcaram histórias no mundo. E que faz os amantes e adeptos do momento se encantarem cada vez mais.

Já é tradição no mundo cinematográfico ao fim do ano, lançar filmes com essa temática, em geral são filmes de superação. Parte deles tem a mesma história, porém contada com uma versão diferente, mas no fundo trazem a mesma mensagem e a mesma receita. Entretanto, essa data é tão mágica, que a mesmice não perde a magia.

A Felicidade nao se compre A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

Lançado em 1946 O filme “A felicidade não se Compra” (It’s A Wonderful Life), do diretor Frank Capra, conta a história de Clarence (Henry Travers) que é um forte candidato a se tornar anjo. Porém, recebe a missão de ajudar George Bailey (James Stewart), um homem desiludido. Prestes a cometer um suicídio, George é salvo por Clarence, que mostra a ele como a sua vida é importante.

 

Os Fantasmas do Scrooge

OS FANTASMAS DE SCROOGE

Em 2009 a Disney lança “Os Fantasmas de Scrooge” (A Christmas Carol), dirigido por Robert Zemeckis, no qual conta que durante a época de Natal, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) se comporta de maneira amarga e mesquinha com todos ao seu redor. Por conta disso, os fantasmas do Passado, Presente e Futuro levem Scrooge para uma viagem que o fará repensar suas atitudes.

O Grinch

O GRINCH

Coincidentemente, em 2000 o mesmo Jim Carrey deu vida ao mais amado de todos os personagens de filmes natalinos até hoje, “O Grinch” (How the Grinch Stole Christmas) dirigido por Ron Howard. Nele, o personagem verde odeia o Natal e arma um plano para acabar com a data. Isso até a menina apaixonada por Natal, Cindy Lou Who (Taylor Momsen), resolver ser sua amiga e tentar amolecer seu coração.

Esquecesram de Mim

ESQUECERAM DE MIM

Um dos mais amados e mais lembrados nos natais do mundo é o belíssimo “Esqueceram de Mim” (Home Alone). Para quem não lembra, o filme acompanha Kevin McCallister (Macaulay Culkin), que apronta pouco antes de uma viagem da família para Paris. Como castigo, sua mãe o faz dormir no sotão e ele deseja que sua família fosse embora. Quando acorda, seu desejo é realizado, já que os McCallisters foram para o aeroporto sem ele. Sozinho em casa, ele precisa se proteger de dois ladrões atrapalhados que querem roubar a residência, o filme foi brilhantemente comandado pelo diretor Chris Columbus, em 1990.

Klaus

KLAUS

O mais recentemente e entre os engraçados e emocionantes da época é “Klaus”, dirigido por Sergio Pablos em 2019, que se passa em uma ilha remota localizada no Círculo Ártico chamada Smeerensburg, e conta a história de Jesper (Jason Schwartzman), um estudante da Academia Postal que lamenta o fato de que os habitantes da cidade não ligam para cartas. Então, quando estava prestes a desistir de sua profissão de uma vez por todas, ele recebe o apoio de Alva (Rashida Jones), uma professora, e de Klaus (J. K. Simmons), um carpinteiro misterioso que vive sozinho e que conta com diversos brinquedos feitos a mãos em sua casa, o filme é original Netflix.

Esses são somente alguns dos milhares de histórias emocionantes e engraçadas que o cinema trás para mostrar que o Natal é a época de rever nossos conceitos no ano, de corrigir os erros e purificar a alma. Não há explicação do porque essa data é tão especial (sem mencionar as histórias bíblicas), mas no natal o ar fica mais leve e a vida fica mais bonita.